Total de visualizações de página

18 de dez. de 2009

ENTÃO É NATAL

Então é Natal...
* Juarez Chagas

Lennon era um gênio pacifista porque esse conteúdo já fazia parte do seu eu e de sua subjetividade e, talvez, por isso seja considerado um dos maiores ícones do século XX. Mesmo tendo tido uma infância muito difícil e complicada e, abandonado pela mãe e criado por uma tia, Lennon superou os problemas da infância e adolescência com arte e música, saindo para o mundo através delas.

Os Beatles apresentou Lennon ao mundo, mas não foi somente a banda que o fez famoso e sim, sua capacidade, inteligência e, acima de tudo, sensibilidade e amor pelo ser humano que, contraditória e maldosamente, o assassinou, provando que a natureza humana é uma dualidade do bem e do mal ou, apenas um desses dois, quando bem ou mal escolhido.

Na época da jornada dos Beatles, Lennon formou com Paul McCartney uma das mais famosas duplas de compositores de todos os tempos, a dupla Lennon/McCartney, tipo a dobradinha Roberto Carlos/Erasmos Carlos, apenas dando um exemplo em menores proporções. Entretanto, quando os Beatles se separaram, Lennon pode mostrar mais ainda sua capacidade criativa, e cantando verdadeiras pérolas musicais que sempre permearam entre os temas amor, guerra, paz e o valor da pessoa humana.

Quando a maior e mais famosa banda de rock do mundo brindava os jovens, adultos, enfim, fãs em todo o planeta com suas marcantes canções, apologias ao amor eram praticamente uma mistura de protesto e romantismo, como podemos ver em All You Need Is Love, por exemplo, os quatro cabeludos de Liverpool, inspiravam paz, amor, rebeldia e uma nova forma de contestar o stablishement. Assim, a sociedade jovem dos anos 60 e 70 jamais seria a mesma depois dos Beatles e Rollings Stones. Muito embora, admitamos que uma revolução, seja de que forma e ideal forem, é sempre plantada, no mínimo uma década antes de sua explosão. Tem sido assim, nas artes, ciências e religiões, pois sempre se colhe depois o que se planta antes. É uma lei natural.

Em sua carreira solo, Lennon pôde imprimir mais ainda essa vertente, como fez com Imagine, I Don`t Want To Be A Soldier, Give Peace a Chance, Happy Xmas (War is Over) e outras canções do gênero, tendo sido estas duas últimas lançadas no mesmo álbum de 1975. Agora, o mundo todo cantava Lennon, cantava a paz., cantava o amor.

Sobre "Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção natalina que Lennon vez com Yoko Ono e sua banda Plastic Ono Band, gravada no Record Plant Studios, em Nova York, em outubro de 1971. O back vocal é feito pelas crianças que compunham o Côro da Comunidade de Harlem e, na verdade, a música é um protesto contra a guerra do Vietnam, o que fica bem claro no côro final da melodia, como se o fim da guerra fosse o melhor presente para a humanidade. E é nessa mistura de conteúdos que se pode ver um pouco da genialidade de Lennon.
Particularmente, com todo respeito e reconhecimento conquistado por Paul McCartney, eu acho que se a dupla compositora dos Beatles fosse Lennon/Harrison, teria sido muito mais rica, pois nao minha opinião, George Harrison, além de um dos melhores guitarristas do mundo, foi tao genial quanto John Lennon (Mas, isso, evidentemente, é apenas uma opinião pessoal).

Assim sendo, entregando-me ao espírito festivo de Natal e Ano Novo, gostaria de desejar a todos os nossos amigos, leitores e leitoras, às famílias e às pessoas de todo o mundo um Feliz Natal, um Feliz Ano Novo, lembrando a canção Feliz Natal (A Guerra acabou), de John Lennon (Traduzi a música de acordo com sua letra original e não como mostra a versão brasileira, a qual se acha adaptada à canção original em alguns trechos), para que tenhamos um mundo melhor com mais amor e paz entre as pessoas.

So this is Xmas (Entao é Natal)
And what have you done (e o que você tem feito)
Another year over (Mais um ano que termina)
And New one Just begun (e um novo ano já começa)

And so Happy Christmas (Então Feliz Natal)
I hope you have fun (Desejo que você se divirta)
The near and the dear one (o próximo e os entes queridos)
The old and the young (O velho e o novo)

A very Merry Christmas (Um Natal muito feliz)
And a Happy New Year (E um Feliz Ano Novo)
Let´s hope it`s a good one (Vamos esperar que seja um bom Ano)
Without any fear (Sem qualquer medo)

And So this Christmas (E então é Natal)
For weak and for strong (para o fraco e para o forte)
For rich and poor ones (Para o rico e para os pobres)
The World is so wrong (O mundo é tão errado)

And so Happy Xmas (E então Feliz Natal)
For black and for white (Para o preto e para o branco)
For red and yellow ones (Para vermelhos e amarelos)
Let´s stop all the fight (Acabemos com toda a luta)

A very Merry Christmas (Um Natal muito feliz)
And a Happy New Year (E um Feliz Ano Novo)
Let´s hope it`s a good one (Vamos esperar que seja um bom Ano)
Without any fear (Sem qualquer medo)

War is over (A Guerra acabou)
If you want it (Se voce quiser)
Now (Agora)
* Professor do Centro de Biociências da UFRN