Total de visualizações de página

15 de mai. de 2008

SCARAMOUCHE

Scaramouche
* Juarez Chagas

“Ele nasceu com o dom do riso e com a impressão de que o mundo era louco”. Essa é a famosa frase de Sabatini, a qual abre as filmagens de Scaramouche, filme norte-americano, dirigido por George Sidney em 1952, desses que ainda hoje perguntamos porque não foi laureado com o Oscar, enquanto muitos outros, de inferior qualidade, foram.
Pois é, revi mais uma vez, neste final de semana, esta fascinante história de capa e espada, baseada na obra homônima escrita em 1921, por Rafael Sabatini (1875-1950).
O filme começa mostrando o melhor espadachim da França, em ação, o Marquês Noel de Maynes (interpretado por Mel Ferrer), então primo da rainha da França Maria Antonieta (Nina Foch), durante seus exercícios matinais que na realidade, são verdadeiros duelos de capa e espada, com seus desafetos. Uma comitiva da Rainha interrompe os duelos de De Maynes, entregando-lhe uma ordem para que se apresente, urgente, à Rainha, a qual tem recebido subversivos panfletos que denotam a insatisfação do povo contra os poderosos da França. Os panfletos com as palavras de ordem Liberté, Égalité, Fraternité, avisam que a revolução está próxima.
Sob essa temática e inspirado no desejo do povo, Sabatini escreveu Scaramouche, o Fazedor de Reis (Scaramouche, the King-Maker), muito bem captado por George Sidney, o qual já havia filmado, com sucesso, Os Três Mosqueteiros. A história desenrola-se na França pré-revolucionária, onde Marcus Brutus (que na verdade é o pseudônimo de Philippe de Valmorin (Richard Anderson), filho do casal que criou André Moreau) é apenas mais um dentre milhares que desejam o fim da aristocracia. Finalmente, o Marquês De Maynes consegue deter o panfletário, que está em companhia de André Moreau e que o vê ser assassinado em seus braços. André (magistralmente interpretado por Stwart Granger), jura vingar o amigo a qualquer preço, mesmo que para isso tenha que mudar toda a sua vida, como realmente foi o que aconteceu, de desconhecido passou a ser conhecido.
Moreau, além de não saber se defender com uma espada e viver com uma trupe de atores mambembes tem outros conflitos, principalmente de identidade, pois já aos 30 anos, não descobrira ainda quem são seus pais. Pressiona o advogado Fabian, que lhe dá uma pensão misteriosa por ser filho bastardo e, este acaba indicando o nome de seu pai, o Conde de Gavrillac. No caminho à mansão dos Gavrillacs conhece Aline (Janet Leigh), por quem se apaixona, apesar de namorar Leonore (Eleanor Parker), a atriz do teatro ambulante. No meio a tudo isso André é surpreendido pelos homens de De Maynes que o perseguem até que o mesmo se esconde nos bastidores do Teatro de Binet, o mais famoso da França, no momento. Lá ele encontra, totalmente embriagado Scaramouche, o palhaço mais importante do teatro, cuja máscara esconde o rosto mais feio, até então já visto. Para fugir, André troca de roupa com Scaramouche, mas sem que ninguém soubesse é levado para o palco. Surpresa: consegue proporcionar, inclusive aos guardas do Marquês, um dos melhores shows que o teatro já tivera, sendo assim, convocado a interpretar Scaramouche, dali por diante.
André frustra-se ao descobrir que Aline de Gravillac seria sua irmã e, pior ainda, que ela está sendo amparada por De Maynes, seu pior inimigo. Assim, entre o amor dela e de Leonore, fica mais confuso ainda. Entretanto, resolve aprender a arte do espadachim, pois somente assim poderia enfrentar seu inimigo. Assim sendo, passa a ter aulas com o mestre do próprio De Maynes que, num belo dia, o surpreende num dos treinamentos. Irado, De Maynes força um duelo e, ao vencer André já o ia matar quando Aline aparece, salvando André que escapa no meio da noite.
André não desiste e procura o mestre dos mestres, Perigone de Paris, o qual havia ensinado ao próprio Doutreval di Dejean, que por sua vez havia ensinado a De Maynes. Para isso, leva o teatro para Paris, onde De Maynes em breve se casaria. E é exatamente lá, durante um show do teatro de Binet que De Maynes se acha presente e, quando então Scaramouche deixa o palco para desafiar o marques perante a casa lotada. Até hoje, foi essa a luta de capa-e-espada mais longa que o cinema já teve. André vence De Maynes, mas não consegue matá-lo. Decepcionado por não ter conseguido cumprir a promessa, saiu correndo. Na noite seguinte, volta sozinho, desolado, ao teatro e tenta descobrir o que houve consigo, pois não conseguira matar seu pior inimigo. Georges de Valmorin, pai de Philippe de Valmorin (Marcus Brutus), que o criara desde pequeno, revela-lhe o segredo que faltava: André é irmão de De Maynes e não de Aline, como imaginara. Final Feliz.
Professor do Centro de Biociência da UFRN (Juarez@cb.ufrn.br)

Nenhum comentário: