Total de visualizações de página

28 de jan. de 2009

SOLIDARIEDADE

Solidariedade
(Publicado no O Jornal de Hoje)
* Juarez Chagas

No artigo anterior me reportei sobre a questão do desperdício de alimentos por parte de supermercados, restaurantes, padarias, centros de abastecimentos alimentícios e, também famílias que, todos somados, jogam diariamente no lixo toneladas de alimentos que dariam para alimentar milhares de pessoas famintas, em todo o mundo.

Apontei, não somente essa dura realidade (inclusive por ter presenciado um exemplo local), como também a falta de normas e leis que pudessem permitir condições éticas, sanitárias e, principalmente questões humanas e solidárias para o reaproveitamento e reciclagem de alimentos em prol dos que passam fome e causam vergonha pelas gritantes desigualdades sociais numa mesma população de seres humanos que vivem num mesmo ambiente.

A famosa frase “All men are created equal” (Todos os homens são criados iguais, de 4 de Julho de 1776), usada por Thomas Jefferson como principal eco para a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, baseada na tríade vida, liberdade e direito à felicidade. Infelizmente, isso não reflete na prática, principalmente nos dias de hoje, o que realmente diz o seu contexto.

A verdade estaria mais para Rousseau que aponta que “a natureza estabeleceu igualdade entre os homens e estes estabeleceram desigualdade”. Convenhamos e não alimentemos a hipocrisia aspirando total igualdade entre os seres humanos, pois as diferenças também são leis naturais e devem igualmente ser respeitadas, porém não podemos admitir tanta desigualdade social, especialmente no que diz respeito aos direitos humanos, onde uns poucos têm tudo e a quase totalidade, quase nada. O resultado será o homem contra o próprio homem, indiscutivelmente.

Sobre aquele artigo, recebi alguns emails e comentários, inclusive no meu blog, dentre os quais gostaria de transcrever, na íntegra, um especial para que possa ilustrar como excelente exemplo de que ainda há pessoas e organizações solidárias (embora contemos nos dedos das mãos) que, não só defendem irmandade, cidadania e melhores condições sociais entre as pessoas, mas mostra que, se cada um fizesse sua parte, o mundo seria bem melhor:

“Meu caro Professor Juarez,
Tive o prazer de ler o seu, muito bem posto artigo, sobre o desperdício e o crime que se produz no Brasil no trato com alimentos. É sem dúvida, um crime em todos os aspectos que possamos considerar. Suas colocações são extremamente bem postas e quero lhe dizer que a mim, revolta também.
No entanto, algumas poucas entidades e empresas no Brasil, lutam para minorar este descaso gritante. Uma delas é o nosso SESC(serviço social do comércio) que através de suas unidades em todo o país , sustenta um programa , intitulado MESA BRASIL SESC, que cuida de evitar o desperdício de alimentos e inclusive a forma de manuseio para evitar contaminação e consequente desperdício dos alimentos em processo. Gostaria que o prezado , Professor nos desse a honra de conhecer nosso programa que está em operação, no nosso estado, montado nas cidades de Natal, Caicó e Mossoró, desde 2003.
Só para citar numeros, quero informar que , no ano de 2008 conseguimos distribuir pelas entidades de caridade espalhadas por essas cidades, o total de 885.000Kg , ou seja conseguimos salvar 885 toneladas de alimentos , entre frutas , carnes , peixes, camarões, castanhas, farinha de mandioca, ovos ,leite e etc , que iriam para o lixo e com isso conseguimos complementar 2.812.126 refeições. Toda essa matéria prima, nós recolhemos em fazendas, fábricas, supermercados, lanchonetes, restaurantes, frigoríficos, padarias, cooperativas de laticínios etc, com uma frota de 3 caminhoes frigoríficos, duas kombis e um caminhão normal e uma equipe própria de dezoito, colaboradores.
Com isto concluo , renovando o convite para que nos conheça e ao programa. Com um abraço, MARCONI MARINHO DE FIGUERÊDO, diretor regional do SESC/RN O telefone do MESA é 3201-3083, a Nutricionista responsável é Sra EVELINE”.

Não poderia deixar de agradecer a Marconi Marinho pelo seu email e, a toda a sua equipe, pelo exemplar trabalho que deveria ser seguido por muitos outros. É muito bom saber que o pensamento de Thomas Jefferson, não ecoa sozinho no mundo e que, aqui e acolá, há quem escute.

* Professor do Centro de Biociências da UFRN(juarez@cb.ufrn.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

Espetacular este trabaho de voluntariado.
Excelente iniciativa...bom saber que esse tipo de atividade existe tão pertinho de nós...

Vou ficar aguardando o resultado de sua visita, que creio acontecer em breve e se possível, divulgue aqui no blog as fotos que por ventura venham a realçar sua passagem por lá...