Total de visualizações de página

19 de fev de 2014

Como Uma Pedra que Rola
*Juarez Chagas
         
Entre as 100 (cem) maiores canções de Bob Dylan, muitos ainda elegem Like a Rolling Stone, como sendo a primeira escolhida e a que mais representa um rock balada cheia de swing and blues, com letra e toada espetando o high society e a burguesia, por uma série de razões. O interessante é que muitos desses eleitores que escolheram esta música como sendo a primeira das 100 melhores de Dylan, nem tinham nascido ainda na época em que este impactante rock foi composto e geograficamente cantado nos quatro cantos do mundo!
         
Um importante detalhe merece ser observado, pois é necessário saber e conhecer sobre Bob Dylan a fundo para poder eleger suas músicas seja em que sentido for. A trajetória do pop rock singer Bob Dylan interessa a, praticamente, todo mundo do planeta e, em especial, os aficionados da música, sejam críticos musicais, cantores, compositores, estudiosos ou simplesmente apreciadores do maior fenômeno mundial musical já surgido, o imbatível rock and roll.
         
Um fenômeno estonteante cria inúmeros outros fenômenos aglutinantes que depois se espalham mundo a fora para cumprir seu destino. No caso do rock, vejamos alguns destes fenômenos, cuja força propulsora não cabia dentro de si mesmo, como Chuck Berry, Elvis Presley e Bob Dylan, pra citar os principais.
         
E por que citar Like a Rolling Stone? Teria sido porque esta pérola cortante e explosiva que colocou os políticos, hipocrisia e sociedade burguesa em cheque mate, especialmente numa época de repressão, emergida da inspiração, rebeldia e pujança do rock? A grosso modo seria a principio o que responderia se alguém me perguntasse.            
         
Na verdade, Like A Rolling Stone foi lançada em 1965, anos rebeldes, mas dourados, tendo ficado em primeiro lugar na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone, a qual foi inspirada nesta música. Votaram artistas, produtores, jornalistas, executivos da indústria fonográfica, críticos e especialistas em música e a pesquisa eleitoral foi feita entre 2004 e 2009. Portanto não foi uma casualidade.
         
Apesar da extensão da música (mais de 5 minutos de duração), indubitavelmente esta canção se tornou o maior sucesso de Dylan até o presente momento, tendo permanecido na parada americana durante três meses seguidos, tendo ficado atrás apenas de Help, dos Beatles. Nesse contexto, alguns críticos disseram que só perdera para Help porque é uma música longa, difícil de cantar, enquanto Help é fácil de pedir socorro melodicamente, além de ser um apelo açucarado da juventude.
         
Dentre algumas curiosidades (e há algumas interessantes sobre esta canção), há o sentido revolucionário na sua combinação de diferentes elementos musicais, o som jovem, contestador e irônico da voz de Dylan combinando com o tom forte do refrão "How does it feel?" (como você se sente?) "Like a Rolling Stone" (como uma pedra que rola)...dizem que esse tom teria mudado  a carreira de Dylan, fazendo com que esta música seja considerada até hoje uma das composições mais influentes do pós-guerra na música popular. Outra curiosidade que poucos sabem, é que outros artistas famosos também gravaram Like a Roling Stone, tais quais Jimi Hendrix Experience, Rolling Stones, os Wailers, e até o Green Day.
          A letra de "Like a Rolling Stone" não fala sobre o amor, porém pontua ressentimento e até um pouco preleção sobre uma mulher que caiu em desgraça e é reduzida a se defender por si mesma de um mundo desconhecido e hostil". Só que esta jovem representa a alta sociedade e burguesia que, por vezes, todos desejam ver se lamentando e pagando por sua ostentação. Vejamos a letra e seu real significado:

Once upon a time you dressed so fine
You threw the bums a dime in your prime, didn't you?
People'd call, say "Beware doll, you're bound to fall"


You thought they were all just kiddin' you
You used to laugh about
Everybody that was hangin' out
Now you don't walk so proud
Now you don't talk so loud
About having to be scrounging for your next meal

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

You've gone to the finest school all right, Miss Lonely
But you know you only used to get juiced in it
And nobody has ever taught you how to live on the street
And now you find out you're gonna have to get used to it

You said you'd never compromise
With the mystery tramp, but now you realize
He's not selling any alibis
As you stare into the vacuum of his eyes
And say do you want to make a deal?

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?

Princess on the steeple and all the pretty people
They're drinkin', thinkin' that they got it made
Exchanging all kinds of precious gifts and things
But you'd better lift your diamond ring, you'd better pawn it babe

You used to be so amused
At Napoleon in rags and the language that he used
Go to him now, he calls you, you can't refuse
When you got nothing, you got nothing to lose
You're invisible now, you got no secrets to conceal

How does it feel
How does it feel
To be on your own
With no direction home
Like a complete unknown
Like a rolling stone?


Bob Dylan (Robert Allen Zimmerman, 1941), é um dos maiores cantores e compositores norte-americano, considerado a lenda viva do rock and roll country e, certamente não vive like a rolling stone.

*Professor do Centro de Biociências da UFRN (Juarez@cb.ufrn.br)



         

Nenhum comentário: