Total de visualizações de página

9 de jul. de 2008

ATHENEU NORTERIOGRANDENSE

ATHENEU
NORTERIOGRAN
DENSE
(Publicado no O Jornal de Hoje, em 09/07/2008)






Muito já se tem escrito sobre o Atheneu Norteriograndense. Ilustres professores, ex-alunos saudosos, pesquisadores, repórteres, escritores e historiadores. Não é por acaso que isso tem ocorrido (aliás nada é por acaso), mesmo após muitos e muitos anos de sua fundação e de seus tempos áureos culminado com sua imponência e importância no meio educacional do Estado e do País.

Eu posso dizer que, dentre tantos, fui um dos que teve o privilégio e a honra de ter sido aluno e professor do Atheneu Norteriograndense (na minha época escrevia-se assim mesmo, sem hífen...) e de ter vivido intensamente cada um desses períodos. Evidentemente com mais intensidade o primeiro, pois foram sete anos ininterruptos divididos em ginásio e científico completos, vivendo inesquecíveis experiências desde os bancos escolares, pelas lições aprendidas, às quadras do ginásio Sylvio Pedroza, defendendo suas cores nos esportes, assim como ao valoroso convívio com colegas e amigos, incluindo aí as reuniões no Grêmio Estudantil Celestino Pimentel (cuja cópia de proposta de sócio guardo até hoje nos meus arquivos). Tudo isso constitui parte de nossa vida escolar que jamais esquecerei.

Cinco anos depois de concluir os estudos e já ter concluído curso na Universidade, retorno ao Atheneu agora como professor de Biologia, dando aulas numa das salas que, inclusive sentei como aluno ainda nos velhos e bons tempos do mais famoso colégio público de Natal e, por que não dizer, do mais antigo colégio público do Brasil.

Historicamente falando, o Colégio Estadual do Atheneu Norteriogradense foi fundado em 1834, no Século XIX, quando o Brasil ainda era capitaneado e província, cabendo a Basílio Quaresma Torreão, então presidente da Província, fundar o mais antigo colégio público do país, fundado mesmo antes do Colégio D. Pedro Segundo, no Rio de Janeiro, o qual foi inaugurado em 1847, denominado Imperial Colégio de Pedro II, tendo sido oficializado por Decreto Regencial. Na verdade, os brasileiros que tiveram o primeiro ensino público e no primeiro colégio público fundado no Brasil, foram os norteriograndenses, um fato mais que histórico.

Inspirado na versão portuguesa, ATHENAION, do templo de Atenas (Deusa Minerva da sabedoria) Basílio também pretendia que assim fosse o Atheneu: A "Casa da Sabedoria”. Devemos admitir que, só o fato d’ele ter fundado o mais antigo colégio do Brasil, já foi um grande ato de sabedoria.

Após passar pelas sedes originais (1ª Situada no Quartel Militar - 1834 a 1859 e a 2ª situada na Rua Junqueira Ayres - 1859 a 1954) a sede definitiva e que conquistou a todos com sua beleza arquitetônica em forma de X é o prédio da Rua Campos Sales, inaugurado em 11 de Março de 1954, pelo então governador Sylvio Pedroza (com a presença de Café Filho), cujo ginásio de Esportes leva, honrosamente, seu nome. Há quem diga que, pela estética arquitetônica atual do Atheneu em forma de xis, haja aí uma ideologia militar por lembrar um dos símbolos do militarismo, com suas armas dispostas e cruzadas em X. Se é verdade ou não, permanece a especulação, porém por outro lado, o Atheneu sempre foi também um símbolo de resistência e local de reuniões estudantis de cunho político, determinantes para uma consciência política de Natal. O Atheneu foi também o primeiro colégio a reivindicar melhoria salarial para seus professores, em forma de protesto perante o Estado, o que é considerado por alguns historiadores a primeira idéia de greve da Educação no Brasil.

Até as décadas de 60 e 70, podemos afirmar que o Atheneu ainda era, senão o maior, um dos maiores destaques tanto no ensino, quanto no esporte, orgulhando a todos quantos o defendiam esportivamente ou nele estudavam.

Muitas autoridades e pessoas de destaque do nosso RN sentaram nos bancos do Atheneu e todos, sem excçao (dito pelos próprios) ainda hoje se sentem honrados e saudosos por terem estudado e tido grandes mestres como seus professores. A Governadora Wilma de Faria (só pra citar um) é um desses exemplos, constatado até em artigo escrito pela mesma, demonstrando seu afeto pelo famoso colégio onde recebeu sólida educação e amizade durante os anos em que lá estudou.

O Atheneu que eu conheci e no qual estudei é para mim, ainda hoje, referência e história que faz parte da minha vida. Lá tive excelentes e inesquecíveis mestres como Vicente de Almeida(Geografia), Ana Maria Concentino(História), Maria Helena da Hora (Inglês), Terezinha de A. Padilha (Matemática), Joana D’arc (Ciência), Bartolomeu Correia de Melo (Bartola) só pra citar estes e não ser injusto com os demais. Os Diretores que alcancei (pela seqüência) foram Crizam Siminéia, Marconde Mundi Guimarães e João Batista Varela, tendo sido a primeira a mais austera, exigente e educadora, porém igualmente protetora. Seu semblante fechando era um contraste com sua bondade.

A emoção é presente ao relembrar o velho Atheneu, pois tanto dentro quanto fora de seu espaço físico, sua história orgulha a todos, indistintamente. Atheneu existe apenas um!

5 comentários:

Anônimo disse...

O Atheneu foi onde minha vida começou, foi lá que meus pais se conheceram na década de 1960, e foi lá que em 1990 iniciei minha vida profissional, meu primeiro emprego, inesquecível, lugar imponente e conquistador. O Atheneu faz parte da minha vida. Ei Juá, eu tô aqui na Amazônia!!!!!!! Liz Carmem Silva Pereira

Dynara Suênya disse...

Querido senhor Juarez Chagas,

Gostaria de pedir sua autorização pra exibir a sua foto em uma mostra cultural no colégio que eu estudo "Atheneu" que tem o propósito de homenagear o colégio pelos seus 175 anos.

Agradeço desde já,

Dynara Suênya

narinh@ disse...

tenho o maior orgulho, pois sou aluna do atheneu, estou cursando o 2°ano e achei muito justa e linda a história do atheneu.

narinh@ disse...

tenho muito orgulho, pois sou aluna do atheneu, estou cursando o 2°ano, achei muito justa e linda a história do atheneu.

Anônimo disse...

O seu texto me emocionou muito, nele revivi também os meus maravilhosos anos de estudo nesse colégio que continua no meu coração. Atheneu existe apenas um, e esse é o nosso desejo, Parabéns professor!