Total de visualizações de página

7 de ago. de 2008

INVEJA

I N V E J A

*Juarez Chagas


A INVEJA sempre esteve, de uma forma ou de outra, encravada no âmago da subjetividade humana. Muitas vezes tida como uma das forças mais destruidoras do próprio ser, há paradoxalmente, quem a classifique também como uma corrente de motivação positiva, desde que seja (na ótica desses defensores) com objetivos de melhorar o desenvolvimento humano.

Maslow (1908-1970), psicólogo americano e um dos maiores estudiosos da Psicologia da motivação humana e bastante conhecido por seus estudos de comportamento motivacional, através de sua teoria da hierarquia das necessidades humanas, não reservou qualquer lugar para a inveja, como motivação. É preciso ter cuidado para não confundir inveja com estimulo ou motivação, pois os sentimentos e caminhos entre ambas são bem diferentes. Como dizia Chaucer: “a inveja se entristece com a bondade e a prosperidade dos outros, mas se deleita com a desgraça alheia”.

Teremos a seguir vários artigos específicos sobre a inveja, anteriormente publicados no Jornal de Hoje, dentre os quais alguns foram solicitados neste blog. Boa leitura e...cuidado com a inveja!

* Professor do Centro de Biociências da UFRN(Juarez@cb.ufrn.br)

Um comentário:

Waleska Maux disse...

bom texto sobre inveja..
invejo sua grande capacidade em escrever tão bem!
abs
waleska