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29 de jul. de 2011

O PROFESSOR AO LONGO DO TEMPO II


*Juarez Chagas

“Este artigo faz parte de uma série de textos sobre a personagem do PROFESSOR, sobre o qual discorro em narrativas diversas ao longo de sua trajetória , espaço e tempo. Espero que tenha uma boa leitura”.

Socialmente falando, a função (e não ainda a profissão) de professor, foi se consolidando aos poucos, à medida que sua importância ganhava espaço na própria família, nas comunidades e, finalmente, na sociedade como um todo.

É compreensível e oportuno que alguém pergunte, ou queira saber, como surgiu a figura do professor, como ela se estabeleceu e como a sociedade, em seus primórdios já via sua importância, mas já negligenciava seu valor, apesar do reconhecimento de sua importância. É claro que a transmissão do saber através da família e gerações teria que ter início com alguém capaz de repassar conhecimentos com propriedade e capacidade para que este mesmo conhecimento permanecesse difundido entre as pessoas a ponto de ganhar instituições que dele cuidasse e zelasse, o saber.

Parece ter sido no início do período medieval, que a questão do mundo do conhecimento passou a ser disputada e controlada pelas instituições religiosas cristãs, as quais foram responsáveis pela constituição das primeiras universidades, mesmo de forma básica e linear.

Na verdade, a Igreja sempre teve poder sobre o Estado em várias questões, principalmente nos seus primórdios e, no que diz respeito à educação e transmissão de conhecimentos este ponto sempre foi mais enfático. É importante frisar que não estamos discutindo aqui benefícios ou malefícios desta questão ou deste poder, porém a atuação da Igreja neste processo de transmissão de conhecimento e, fundamentalmente, sua importância no processo de formação de professores, em especial nas áreas filosóficas e teológicas.

Ainda sobre a referência religiosa no ensino, sabe-se que, historicamente no Brasil, o domínio clerical sobre as instituições de ensino terminou depois que o Marquês de Pombal resolveu expulsar os jesuítas da colônia.

Com essa atitude, a própria Coroa resolvia quem poderia exercer funções pedagógicas ou as funções de professor. A propósito, é importante pontua que a profissionalização do educador brasileiro começou teve início a partir de 1835, pois foi nessa época quando a primeira escola de educadores foi criada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Na realidade, nessa ocasião da era pombalina persiste o panorama do analfabetismo e do ensino precário, agravado com a expulsão dos jesuítas e pela democracia da reforma instituída por Marques de Pombal. E assim, a educação fica a deriva durante esse longo período do Brasil colônia, aumentando mais ainda o fosso entre os letrados e a maioria da população analfabeta. Já tínhamos aí, grande diferença social estabelecida

*Profesor do Centro de Biociências da UFRN, Psicólogo e Escritor

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