Total de visualizações de página

11 de abr. de 2012

KARATE KID III

Karate Kid III

*Juarez Chagas

O dilema do sábio mestre Myagi San se acentuara definitivamente, pois havia chegado a hora em que não podia mais evitar ajudar o jovem e encrencado Daniel Larusso, então passou a observa-lhe mais de perto, inclusive, seguindo-o às escondidas, caso precisasse de sua presença.

Assim, Daniel diz ao mestre japonês que haverá a festa de Halloween no dia seguinte, mas teme ir ver a namorada por causa da presença da gang e não quer confusão novamente e, acima de tudo, evitar o confronto. Para ajudar o rapaz, o mestre sugere uma fantasia onde ele não possa ser identificado e assim é feito. Daniel esconde-se em sua fantasia, causa grande confusão na festa, fazendo com que os rapazes caiam no meio do salão, desmoralizados e depois tenta fugir. Infelizmente, Daniel não é rápido o suficiente e é alcançado pela gang, comandada por Johnny Lawrence que, por sua vez, tomado pela ira, dá-lhe uma violenta surra e quer ir mais além: deseja mata-lo, quando...da escuridão surge mestre Myagi San que, com perícia e destreza enfrenta os rapazes raivosos.

Foi fantástica a intervenção do mestre Myagi que apareceu de repente, no meio da noite, no exato momento em que Johnny ia desferir um golpe fatal em Daniel, praticamente desmaiado em combate. Aquilo foi algo estarrecedor, não apenas para os rapazes que jamais tinham se deparado com uma luta tão real em que o karate que aprendera com seu maldoso e perverso professor, era a cada golpe ou movimento desfeito e aniquilado pela técnica do velho mestre de 70 anos. Em poucos minutos os jovens vândalos encontravam-se todos no chão, vencidos e humilhados e levados a knockout, literalmente!

Quando Daniel acorda, está sendo cuidado pelo mestre que lhe põe atadura, compressa e cuida de seus ferimentos. Já acordado, ambos conversam um pouco e Daniel vai direto ao assunto, indagando se ele tinha feito realmente “aquilo”. O velho mestre, com uma ponta suave de confirmação no olhar, o indaga se ele lhe pergunta isso por causa da idade. Daniel, então resolve fazer outra pergunta, mais interessante para si.

- Você já ensinou a alguém?

- Não.

- Bem, e você ensinaria?

- Depende.

- De quê?

- Razão.

- Que tal vingança?

- Daniel San, se você vê vingança assim, começa a cavar duas covas.

- Pelo menos assim, terei companhia. Brinca Daniel, sem que o mestre ache graça.

- Lutar deve ser sempre a última resposta para o problema.

Então, Daniel mostra a desvantagem que tem com seus “amigos” vândalos. Todos sabem e praticam karate. E quase todo dia tem que enfrentá-los em grande desvantagem. O velho mestre mostra que o problema também é de atitude ruim que os rapazes aprendem de seu professor.

- Karate deve ser apenas para se defender.

- Não é o que aqueles caras aprendem. Responde Daniel, lembrando-se das palavras de ordem do professor da academia Cobra Kai.

Após convencer o mestre Myagi a ir com ele na academia Cobra Kai o velho concorda em ir lá conversar com o professor John Kreese para que seus alunos deixem o rapaz em paz.

No próximo artigo teremos a conclusão final de Karatê Kid I, (que eu imaginava ser este), aonde o mestre Myagi vai com Daniel à academia Cobra Kai, tentar convencer o raivoso professor John Kreese e seus alunos a deixarem o rapaz em paz, para que possa viver normalmente em sua nova comunidade e, encerraremos essa parte, com o desfecho final do qual Daniel tanto queria evitar, por medo, insegurança e desconhecimento.

*Professor do Centro de Biociência da UFRN (Juarez@cb.ufrn.br)

Nenhum comentário: