Total de visualizações de página

29 de mai. de 2008

O MUNDO É DAS MULHERES


O Mundo é das Mulheres (II)
(Publicado anteriormente, no Jornal de Hoje )

Juarez Chagas


Sobre o Artigo anterior, cujo título é o mesmo, recebi alguns e-mails de algumas mulheres (nenhum de nenhum homem, sobre este tema...pelo menos até o momento), comentado e concordando praticamente com quase tudo que no artigo foi abordado. Mas, façamos uma pausa para a seguinte conjectura futura...
- Tragam a ré, imediatamente! Brada a juíza aguardando uma jovem mulher, mais ou menos 32 anos, acusada de vários homicídios e formação de quadrilha composta por mais vinte suspeitas, as quais se encontram foragidas. O júri é composto por quatro mulheres e um homem que, calmamente aguardam a acusada, não somente pelas advogadas de acusação e de defesa, mas por uma platéia composta de 98% de outras mulheres, ansiosas, pelo resultado final.

Lá fora, a mídia aguarda o resultado enquanto as repórteres, camerawomen, motoristas, contra-regras, editores de imagens, enfim várias equipes, todas compostas por mulheres, formam um aglomerado que mais parece um movimento grevista. Por falar em greve, as principais montadoras de automóveis, robótica e outros equipamentos essenciais à sociedade moderna, também ameaçam paralisar seus serviços, pois a presidente do país não cumpriu com suas promessas de campanha sobre o salário mínimo e várias ações sociais, as quais dizia defender, veementemente quando se encontrava em lado oposto ao governo. Também o congresso, cuja maioria indiscutível é composta por políticas representantes de seus Estados...também as reitoras das universidades públicas pressionam o governo para melhores condições de trabalho e aumento para as professoras (e professores) que ameaçam paralisar suas atividades acadêmicas, isso porque suas rivais das instituições privadas, caminham a passos largos. Por outro lado, programas espaciais foram adaptados às condições femininas e, agora para que um astronauta homem consiga fazer parte da tripulação feminina, em viagens espaciais e outros programas rumo a outros planetas, têm que passar por todos os testes que as mulheres passaram, inclusive “intuição feminina”...coitados dos protótipos schwarzeneggers e demais exterminadores do futuro.

Concomitantemente ao julgamento da suposta chefe da quadrilha feminina, realizam-se vários fóruns internacionais, em todo o mundo, sobre sustentabilidade do planeta e, parece que apontam o homem como sendo o principal criminoso ambiental na terra, água e ar. Enquanto isso, pesquisas genéticas, principalmente sobre “o ser humano do futuro”, analisa as novas possibilidades de um novo protótipo de homem, uma vez que as mulheres estão satisfeitas com sua condição biopsicossocial moderna e, principalmente por comandar os mais importantes centros de estudos e pesquisas sobre a humanidade e suas potencialidades. No modo de pensar delas é preciso um novo homem...

Mesmo na imaginação, não sabemos o veredicto final sobre o julgamento da jovem mulher de 32 anos, porque foi uma situação hipotética. Mas, não é hipótese nenhuma o avanço das mulheres em todas as áreas da sociedade. E elas estão bem conscientes disso. Parece que o mundo masculino ou parte dele, é que ainda não acordou para tal fato.

Por outro lado, existem algumas coisas que “enaltecem” as mulheres, com as quais não concordo muito, por serem desnecessárias. Por exemplo: O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março...Vejo tal fato muito mais como uma estratégia política, encampada pela mídia, do que propriamente uma homenagem às nossas queridas mulheres. Outra coisa, pularam por cima do dia Nacional da Mulheres e resolveram fazer uma corrente mais abrangente em todo o mundo, como se lembrassem da mulher apenas uma vez por ano, além do dia das Mães. Na verdade, a mulher não precisa de dia internacional nenhum, pois ela por si só, deveria ser homenageada todos os dias, pois todos os dias são seus. Como diz o título, o mundo é das mulheres.



Nenhum comentário: