Total de visualizações de página

29 de mai. de 2008

O MUNDO É DAS MULHERES


O Mundo é da Mulheres (Sempre foi…)
(Publicado anteriormente, no Jornal de Hoje )

Juarez Chagas

Tem se discutido muito ultimamente que o mundo é das mulheres e que elas poderão dominá-lo, definitivamente. Na verdade, eu pessoalmente acho que sempre foi e sempre será, apesar de muita contestação do mundo machista.
É fácil entender o óbvio: basta fazer um retrospecto, desde os primórdios e, observar que essa história de que a mulher surgiu de uma costela do homem foi apenas uma metáfora pra quem quiser entender a seu modo. A mulher sempre teve vida própria e, é importante lembrar, que tem o dom, poder e dádiva da maternidade, o que por si só já lhe confere condição ímpar. As mulheres, além de procriarem, não precisam provar pra ninguém que o amor e cuidado maternal para com a prole, distanciam-se imensamente do cuidado paterno, considerando as exceções, claro. Isso sem falar na sua qualidade de musa inspiradora.

Portanto, nesse item, mais uma vez, elas ganham em disparada. Por outro lado, as leis da sociedade foram estabelecidas pelo homem que, relegou sua companheira a segundo plano, através dos tempos. Pra se ter uma idéia, a primeira mulher médica só pôde realmente atuar, depois de muitos preconceitos, já no final do século XVIII. A propósito, no campo cirúrgico, há bem pouco tempo não tínhamos nenhuma cirurgiã. Ninguém confiava nas habilidades cirúrgicas da mulher. Adicione-se a isso as demais profissões ditas tradicionais e particularmente masculinas, tais quais engenharia, astronomia, dentre outras.

Trazendo a discussão e panorama para a atualidade, século XXI, é impossível esconder a realidade, pois a mulher avança cada vez mais, não apenas numericamente (sabemos que em todas as espécies animais as fêmeas nascem muito mais que os machos e, no ser humano não é diferente. É uma lei da Natureza que preserva e cuida da procriação), mas também em todas as áreas que se possa imaginar.

Nós homens, devíamos achar isso altamente positivo, partindo do ponto de vista que, mesmo com muitas conquistas e com toda a sapiência que o homem adquiriu e legado que tem deixado às gerações futuras, também fizemos muita bobagem e coisas que denigrem a condição humana, como as guerras, por exemplo. Não seria a hora de desejarmos ver o que as mulheres, além do que já nos têm proporcionado (tudo de bom...tanto é que sem elas não podemos e nem queremos viver) fariam melhor que os homens? Na realidade, nem há alternativa, pois isso irá ocorrer, queiram muitos ou não.

Por outro lado, há considerações a serem feitas. Fazendo uma analogia a determinados partidos políticos encabeçados pelos homens (o que na maioria é vergonhoso), estariam as mulheres preparadas para governar? Será que tudo aquilo que elas combatem, não irão, quando no poder, fazer pior? Eu acho que elas fariam bem melhor do que essa politicagem que está aí.

A propósito, li esse final de semana uma reportagem de um jornal local, altamente preocupante, cujas headlines traziam: “Beber até cair, vira desafio entre jovens”. E jovens nessa reportagem referiam-se às meninas ainda adolescentes que afirmam que estão “tomando todas” e até mais que os meninos. Ou seja, estão dominando o álcool, também. A iniciativa sexual, em muitos casos, também partem das meninas, que se mostram cada vez mais liberais. Ora, se o contingente de mulheres é numericamente maior que o de homens, isso terá um efeito dominante em pouco tempo. Aliás, há uma recente pesquisa feita em Natal, a qual constatou que a Cidade do Sol tem uma proporção de vinte mulheres para cada homem.

Sem considerar o comentário jocoso de um conhecido que sobre isso, disse: “nesse caso tenho direito a mais 19...”, isso (não a piada, mas o fato) confirma nascerem mais mulheres que homens, indubitavelmente. Os homens também, até agora, morrem mais e mais cedo. Essa é mais uma das razões pela qual elas vão dominar o mundo!

Agora, dominar o mundo não é brincadeira. Certamente, haverá guerra entre as próprias mulheres e, os homens serão disputadíssimos, entre outras regalias. E ainda pode ser feita a pergunta, caso elas passem as mãos pelos pés (o que não acredito) e ainda pisem na bola: “ é melhor agora, ou antes, quando o homem era manda-chuva” ?


Um comentário:

La Vida Según Ana disse...

Respecto a tu artículo, debo decirte que de por sí un natalense puede tener un haren, el tema es si puede con todas ellas, somos difíciles las mujeres. Respecto a que es un hecho que dominaremos elmundo y tu pregunta de cómo será ese momento..debo agregar que las posibilidades de llegar al poder son altas tomando el cuenta la mayoría numérica, pero creo que también a una gobernante le pesa mucho mas ese cargo. Ya que por lo general se espera mucho de ellas. La historia dirá si las mujeres podremos o no, o tal vez sólo habrá que soportar gobienrnos como los actuales sin tener mas opciones. Me gustó el artículo. Ana